Abhyanga


A massagem abhyanga é a manipulação sistemática dos músculos, pele, tendões e articulações para conforto, relaxamento e fortalecimento do organismo. Visa a promoção da saúde e o equilíbrio através do toque e da oleação da pele. As toxinas alojadas no organismo são mobilizadas, através da ativação de pontos de interação de vários tecidos (marmas), para canais adequados a fim de serem eliminadas. Indicado para o tratamento de problemas articulares, lesões desportivas, circulatórios, metabólicos, psicológicos e doenças do sistema nervoso.

Karnapurana


Karnapurana é a aplicação de óleos simples ou medicados nos ouvidos, após shiroabhyanga e nadiswedhana (sudação localizada) Este tratamento é indicado para proteger os ouvidos de agressões exteriores, bem como em casos de dor de ouvidos, surdez, otorreia, rigidez e dores no pescoço e maxilares.

Nasya


Consiste na administração de óleos medicados, sumos extraídos de folhas ou raízes de plantas medicinais nas fossas nasais, após massagem abhyanga/shiroabhyanga e swedhana na face e parte superior das costas. Este tratamento está indicado para a sinusite, rinite alérgica, insónia, enriquecimento da memória, melhoramento da visão, eliminação do excesso de mucos, híper-pigmentação facial, rouquidão, hemiplegia, enxaquecas, perda de olfacto e/ou paladar, convulsões, opacidade da córnea, patologias do pescoço, stress e desequilíbrios emocionais.

Shirodhara


Shirodhara consiste na aplicação de um fluxo contínuo de óleo ou outro líquido terapêutico ligeiramente aquecido sobre a testa, estimulando toda a área envolvente. O Shirodhara promove a redução da produção de adrenalina, sendo utilizado para situações de stress, ansiedade, cansaço mental e físico, insónia, excesso de sono, anorexia, queda de cabelo, hipertensão, dores de cabeça e depressão. É um tratamento de rejuvenescimento que revitaliza o sangue, as articulações, melhora a líbido, aumenta a vitalidade orgânica e mental, a tonicidade muscular e a consistência do tecido gorduroso.

Udwartana


Udwartana é uma massagem de corpo inteiro, realizada com uma quantidade reduzida de óleo e especiarias ou plantas medicinais reduzidas a pó. Indicado para o tratamento da obesidade, melhora o aspeto da pele e do corpo, reduz o tecido gorduroso, facilita a circulação sanguínea e a atividade metabólica, proporciona uma sensação de leveza, ao mesmo tempo que previne a sonolência, a obesidade, a celulite e retenção de líquidos, ajuda na eliminação de odores corporais desagradáveis como o excesso de suor.

Garshana


Garshana é uma massagem que consiste num processo de esfoliação de todo o corpo, com exceção do rosto. Para este procedimento utiliza-se uma mistura de sal, plantas frescas e óleos adequados ao dosha do indivíduo.
Os benefícios desta massagem são a redução de gordura subcutânea acumulada no corpo, a redução da celulite e a eliminação do excesso de suor e odor. Atua como rejuvenescedor, procedendo a uma limpeza energética do organismo e tratando a sensação de prurido/ irritação da pele.

Bastis externos


São processos de oleação externa (snehana) do corpo, bem como de sudação (swedhana) pois são caracterizados pela aplicação de óleo de sésamo ou ghee mornos, medicados ou não, com plantas medicinais.



Hiridi basti

É a aplicação de óleo morno, medicado ou não, na zona do peito/coração. Sendo indicado para o tratamento de dores no peito, distúrbios emocionais, taquicardias, síndrome Tietze e promove o fortalecimento do sistema circulatório.



Griva basti

Caracteriza-se pela aplicação de óleo aquecido na zona cervical e está indicado para hérnias cervicais, artroses e outros problemas da região cervical.



Kati basti

Neste caso o óleo é aplicado na zona lombar e está indicado, principalmente, para dores lombares e hérnias discais.



Udara basti

Este basti privilegia a zona abdominal, entre a sínfise púbica e o umbigo, melhora dores pélvicas, abdominais, cólicas, gases intestinais e tensão pré-menstrual.



Janu basti

O óleo é aplicado em cima dos joelhos e promove a redução das dores nos joelhos, osteoartroses, artrite reumatoide e problemas de fígado e de baço.



Netra basti

Este basti permite a estimulação do tecido ocular, assim como a sua recuperação, nutrição e suavização pela aplicação de ghee medicado neste local. Está indicado para glaucomas, alívio da tensão e/ou cansaço ocular, nutrição do sistema nervoso, redução de tensões físicas e emocionais e para a melhoria da memória e de outras atividades da mente.



Shiro basti

A aplicação de uma grande quantidade de óleo na cabeça/ couro cabeludo, utilizando um chapéu próprio, fixo à cabeça, acima das orelhas e das sobrancelhas. Está indicado para dermatites do escalpe, insónias, zumbido nos ouvidos, dores de cabeça e enxaquecas, epilepsia, doença de Parkinson, hiperglicemia derivada do stress, desordens psicológicas, paralisias por AVC, entre outros.