Do ponto de vista do Ayurveda, as doenças são provocadas pela acumulação de toxinas ou "ama" no organismo. Actualmente estamos sujeitos a diversas formas de toxinas: poluentes, como metais pesados ou pesticidas, resíduos de medicamentos e, principalmente, às toxinas resultantes de uma alimentação incorreta e de uma má digestão.
Estas toxinas são responsáveis pelo aumento das doenças oncológicas e crónicas, de difícil tratamento, como alergias, doenças autoimunes, artrites e fadiga crónica. Contribuem também para desequilíbrios nervosos e psicológicos, cada vez mais frequentes, como insónias, irritabilidade, depressão e ansiedade.
Mesmo quando as toxinas não originam doenças específicas, passíveis de diagnostico médico, prejudicam o funcionamento do corpo, aumentando o cansaço, tornando a mente apática e reduzindo a longevidade.
O Panchakarma é a terapia de desintoxicação do organismo por excelência, eliminando, não só as toxinas acumuladas no sistema digestivo, mas também as toxinas existentes no interior das células. Esta ação de purificação celular, promove o correto funcionamento do sistema imunitário e o rejuvenescimento de todo o organismo, aumentando a vitalidade e a qualidade de vida.
Panchakarma significa "cinco ações" ou seja cinco procedimentos que podem ser usados para eliminar as toxinas:
-
Vómito terapêutico (vamana karma)
-
Diarreia terapêutica (virechana karma)
-
Enemas medicados (basti karma)
-
Aplicação de óleos medicados via nasal (nasya karma).
-
Sangria (raktamokshana)
De forma geral, pode dividir-se o Panchakarma em 3 fases:
1ª fase: preparação do organismo para os procedimentos de desintoxicação;
2ª fase: procedimentos de desintoxicação (definidos individualmente para cada pessoa, após o diagnóstico da sua constituição, patologias a tratar e estado de saúde);
3ª fase: terapias de rejuvenescimento e tonificação.
Esta terapia é aplicada na Primavera ou Outuno, mediante a constituição (dosha) da pessoa e os problemas a tratar.
Idealmente, os procedimentos de Panchakarma devem ser feitos em retiro, de forma a pessoa estar o mais tranquila e relaxada possível. No entanto, quando isso não é possível, também se pode fazer em ambulatório, deslocando-se a pessoa à clínica todos os dias, para receber os tratamentos, e comprometendo-se a respeitar todas as indicações dadas para fazer em casa, nomeadamente no que diz respeito à alimentação.
“A função do panchakarma é manter o equilíbrio dos doshas, reduzir e eliminar os doshas em excesso e harmonizar os doshas agravados.”
Sushruta Samhita
Devido à complexidade e aos riscos inerentes às técnicas de Panchakarma, este só deve ser feito por um profissional de Ayurveda habilitado e com experiência prática do mesmo.
Caso esteja interessado em receber alguma destas terapias poderá contactar para geral@akisintasaude.pt ou +351 913 064 897.
Ou faça aqui a sua marcação.