akiSintaSaúde

ESPECIARIAS E PLANTAS AROMÁTICAS

As especiarias e as plantas aromáticas são usadas na alimentação do ser humano, desde tempo imemoriais, como condimentos na alimentação ou com fins medicinais.

Primeiro trazidas do oriente, principalmente da Índia, através das caravanas ou pelo mar através do Golfo Pérsico, para a Pérsia, Egipto, Afeganistão, e daí vendidas para todo o Mediterrâneo e para a Europa.

Com a chegada de Vasco da Gama à costa Malabar em 1498, começou uma nova era no comércio das especiarias, primeiro a pimenta, depois a canela, a noz moscada, o cravinho. Este foi o período áureo de Portugal.

Com a chegada das especiarias a Portugal tornou-se quase um estatuto social ter estes condimentos à mesa, levando à decadência do uso das plantas aromáticas locais.

Felizmente,ressurgiu a procura e a aplicação de plantas aromáticas, assim como das especiarias na prática culinária para melhorar o sabor dos alimentos e dar um toque requintado ou oriental.

Falar de medicina Ayurveda transporta-nos imediatamente para o oriente, em particular para a Índia com os aromas e os paladares exóticos dessas paragens.

As especiarias têm um papel de extrema importância nos tratamentos do Ayurveda, sendo quase impossível não as usar para facilitar a absorção dos fitoterápicos, assim como corrigir ou potenciar os efeitos dos alimentos.