akiSintaSaúde

Tel. (+351) 210 997 785 (chamada para rede fixa nacional)  |  Tm.(+351) 913 064 897 (Chamada Para rede móvel nacional )   geral@akisintasaude.pt

PANCHAKARMA
Desintoxicação Profunda Ayurvédica

banner aki site fundo

O QUE É E PARA QUE SERVE O PANCHAKARMA?

 

Do ponto de vista do Ayurveda, as doenças são provocadas pela acumulação de toxinas ou “ama” no organismo. Actualmente estamos sujeitos a diversas formas de toxinas: poluentes, como metais pesados ou pesticidas, resíduos de medicamentos e, principalmente, as toxinas resultantes de uma alimentação incorreta e de uma má digestão.

  • Estas toxinas são responsáveis pelo aumento das doenças oncológicas e crónicas, de difícil tratamento, como alergias, doenças autoimunes, artrites e fadiga crónica. Contribuem também para desequilíbrios nervosos e psicológicos, cada vez mais frequentes, como insónias, irritabilidade, depressão e ansiedade.
    Mesmo quando as toxinas não originam doenças específicas, passíveis de diagnostico médico, prejudicam 
  • o funcionamento do corpo, aumentando o cansaço, tornando a mente apática e reduzindo a longevidade.
  • O Panchakarma é a terapia de desintoxicação do organismo por excelência, eliminando, não só as toxinas acumuladas no sistema digestivo, mas também as toxinas existentes no interior das células. Esta ação de purificação celular, promove o correto funcionamento do sistema imunitário e o rejuvenescimento de todo o organismo, aumentando a vitalidade e a qualidade de vida.
  •  
  • Panchakarma significa “cinco ações”, ou seja, cinco procedimentos que podem ser usados para eliminar as toxinas:
  •  

– Vómito terapêutico (vamana karma)

 

– Diarreia terapêutica (virechana karma)

 

– Enemas medicados (basti karma) 

 

– Aplicação de óleos medicados via nasal (nasya karma).

 

– Sangria (raktamokshana)

 

 

Destes 5 procedimentos, nem todos são adequados ou necessários para todas as pessoas, por isso a sua prescrição é feita exclusivamente após consulta de diagnóstico ayurvédico, consoante a constituição, patologias e estado de saúde de cada pessoa.

  •  

De forma geral, pode dividir-se o Panchakarma em 3 fases:

1ª fase: preparação do organismo para os procedimentos de desintoxicação;

2ª fase: procedimentos de desintoxicação (definidos individualmente para cada pessoa);

3ª fase: terapias de rejuvenescimento e tonificação.

Esta terapia é aplicada na Primavera ou Outuno, mediante a constituição (a combinação dos doshas) da pessoa e os problemas a tratar.

Idealmente, os procedimentos de Panchakarma devem ser feitos em retiro, para a pessoa poder estar o mais relaxada possível e disponível para os tratamentos. Isto aumenta a eficácia de todo o procedimento.