Atualmente, um dos grandes temas da saúde são as doenças autoimunes. Cada vez são mais as pessoas diagnosticadas com este tipo de patologia.
Mas o que são doenças autoimunes?
O que leva o meu corpo a atacar-se a ele próprio?
A medicina convencional, ainda não tem respostas sobre o que leva o sistema Imunitário a atacar os seus próprios tecidos. O nosso sistema imunitário está organizado para detetar bactérias, vírus, parasitas e substâncias estranhas ao corpo. Estas substâncias contêm moléculas chamadas de antígenos.
Os vários tecidos do corpo humano, também contêm antígenos, mas em situações normais o sistema imunitário sabe reconhecer quais são os antígenos da pessoa e só reage aos antígenos dos corpos estranhos ou perigosos.
No entanto, por vezes o sistema imunitário funciona de forma anómala, considera os tecidos do próprio corpo como substâncias estranhas e produz anticorpos ou células imunológicas que atacam determinadas células ou tecidos do corpo. A esta resposta do corpo dá se o nome de reação autoimune.
Existe uma lista extensa de doenças autoimunes, mas as mais comuns são: Lupus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, Esclerose Múltipla, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Graves- Hipertiroidismo, Vitiligo, Diabetes tipo 1, Lúpus, Doença de Crohn, Púrpura, Miastenia gravis, Espondilite anquilosante e muitas mais.
Muitos dos tratamentos na medicina convencional ainda estão na fase experimental ou são meramente paliativos. Por isso, quem sofre de doenças autoimunes, pergunta-se: o que devo fazer? Que medicina me pode ajudar?
Assistimos cada vez mais a uma busca de respostas pelo publico e é nas medicinas alternativas, agora designadas por TNC (Terapêuticas Não Convencionais), que muitos pacientes conseguem soluções ou melhorias substanciais, nomeadamente na Medicina Ayurveda.
O Ayurveda, antigo sistema de medicina holística, com mais de 5000 anos, proveniente da India, continua a ser um dos sistemas de medicina mais usado na India e com grande expansão no Mundo.
O terapeuta de Ayurveda ou o médico de Ayurveda (Vaidya), não se baseia apenas no tratamento do sintoma. Ele procura descobrir a causa da doença e isto faz com que o Ayurveda tenha uma longa historia de sucesso.
O que leva o Sistema imunitário a atacar as suas próprias células, segundo o Ayurveda?
As causas podem ser várias, mas para esta medicina a causa principal é a combinação de três fatores, Ama, Agni e Ojas.
Vou explicar melhor o que querem dizer estas palavras em sânscrito:
Ama pode traduzir-se por toxinas. Estas resultam de uma má ou incompleta digestão, geralmente associada à alimentação. As toxinas possuem qualidade pegajosa e fria, por isso colam-se às células ou tecidos, tornando-os pesados e impedindo acorreta comunicação entre si.
Agni é considerado o fogo da vida, o poder da transformação, podemos compará-lo ao suco gástrico e às enzimas responsáveis por fazer a transformação do bolo alimentar. Este pode ser afetado por uma alimentação incorreta ou incompatível, por medicamentos, pelo stress e emoções fortes.
Ojas, de uma forma um pouco reducionista, é comparável ao sistema imunitário, mas é mais do que isso.É uma energia subtil que protege todos os órgãos do corpo. As causas da perda de ojassão várias: excesso de trabalho/exercício, choques emocionais, poluição, entre outras.
O terapeuta de Ayurveda realiza um diagnóstico profundo e completo, de forma a diagnosticar o grau de toxicidade, quais os tecidos e sistemas afetados e o que provocou o acúmulo dessas toxinas. Pode dizer-se que a causa principal é um Agni e Ojas fracos, por isso o foco principal do tratamento é restaurar o Agni e o Ojas.
O Ayurveda dá enfase a três tipos de constituição Vaata, Pitta e Kapha, que se designam de doshas, cada um com qualidades caraterísticas. Todas as pessoas possuem estas três energias, mas em proporções diferentes. Explicando um pouco as caraterísticas dos três doshas:
O individuo com estrutura Vaata possui dois elementos, Espaço e Ar, e caracteriza-se por ter as seguintes qualidades: frio, móvel, seco, áspero e leve. É uma pessoa criativa e com tendência à ansiedade.
A pessoa de estrutura Pitta tem os elementos fogo e água, apresentando as qualidades: quente, penetrante, intenso, ácido e levemente oleoso. Este individuo, gosta de organizar e comandar, mas sofre de stress com facilidade. Normalmente, possui um temperamento mais dominante e inflamável.
A pessoa em que predomina a estrutura Kaphatem os elementos água e terra. Caracteriza-se por ser uma pessoa calma, estável, pesada, lenta, afetuosa, comfacilidade para ganhar peso e com tendência à letargia.
Devido às diferentes proporções destas três energias, as doenças autoimunes também se manifestam de várias formas, que aparentemente não têm nada em comum umas com as outras. Mas observando atentamente,percebe-se que em todas surge um padrão de “inflamação”, que se deve ao dosha Pitta elevado, pois o seu elemento principal é o fogo e a sua característica é inflamável. Mas o fogo para arder necessita de ar, por isso o dosha Vaata está sempre envolvido, pode comparar-se ao fole que sopra no fogo, assim é responsável pelo aumentodo dosha pitta e por espalhar a doença a todo o corpo, depositando-a nos tecidos mais fracos.
Os textos antigos, em particular o capítulo 13 do Charaka Samhita Sutrasthaana, faz referência à importância do dosha Vaata, dizendo que “Vaata é a substância mais subtil do corpo que penetra como força vital em todos os lugares da fisiologia”.
Qual a linha de tratamento que o Ayurveda sugere?
Na perspetiva do Ayurveda cada individuo tem uma constituição única, por isso é necessário adaptar de forma adequada a alimentação e o estilo de vida a cada pessoa.
Uma das primeiras preocupações do Ayurveda é corrigir a alimentação e a rotina diária do paciente, uma vez que do ponto de vista desta medicina qualquer matéria ingerida (líquida ou sólida) que não é corretamente digerida ou eliminada, compromete a homeostase do corpo.
Recomenda-se uma dieta vegetariana à base de sumos e sopas de vegetais, água de coco, leite de coco, legumes cozidos, como abóbora, curgete e brócolos. As especiarias são fundamentais e consideradas uma medicina, sendo a sua utilização recomendada. As mais indicadas são cominho, coentro em grão, pimenta preta, gengibre, assa fétida (hing), alho, erva-doce e açafrão.
Um dos pratos mais usados na India é o Kichadi, receita de arroz basmati branco, com lentilha amarela (mung dal) e legumes. Este prato é extremamente fácil de confecionar, prático e muito equilibrado.
No entanto, quando se fala de digestão, além de considerar os alimentos físicos, é preciso também ter em atenção outros fatores, como as incompatibilidades entreos alimentos, o desrespeito pelos horários das refeições, o stress, os choques emocionais e a ansiedade, pois estes podem alterar toda a parte enzimática e comprometer a realização da digestão.
Com a alteração do Agni (metabolismo), este fica debilitado e perde a capacidade de transformar os alimentos e as emoções de forma correta, o que por sua vez leva à formação de Ama (toxinas), que se vão acumulando nos tecidos comprometendo o seu correto funcionamento.
Com o tempo, os tecidos começam a ficar sobrecarregados de toxinas, o que provoca a sua deterioração e mau funcionamento, dando espaço ao desenvolvimento da doença.
O processo de doença é lento, o corpo vai reagindo e dando sinais, alertando que algo não está bem, como acordar de manhã mais cansado do que se deitou, ou indisposições ligeiras, mas geralmente as pessoas ignoram estes sinais.
O tratamento Ayurvédico dá especial atenção ao dosha Vaata, para isso utiliza-se a terapia shamana, para equilibrar todos os sistemas e estabilizar o sistema nervoso e musculo esquelético.
Numa segunda fase, faz-se a terapia shodhana ou purificação, para retirar ama (toxinas) que se encontra alojada em todos os sistemas, perturbando oseu funcionamento.
A terapia de Panchakarma é o procedimento principal utilizado nestas doenças, exceto se o paciente apresentar alguma contraindicação.
Procure sempre a orientação de um profissional de Ayurveda, para um regime individualizado e aconselhamento antes de tomar qualquer medicamento Ayurvédico.
Existem milhares de fórmulas fitoterápicas na India, em Portugal dispomos de algumas que podem ajudar nestas patologias, como triphala, gugul, yogaraj gugul, ashwaganda, amalaki, Boswellia serrata dashamool, gengibre guduchi, chyawanprash e curcuma. O alcaçuz é um fitoterápico anti-inflamatório, com ação idêntica à cortisona, mas sem os seus efeitos negativos. Em todo caso, é necessário ter cuidado, pois ingerir mais de 4 copos por dia pode aumentar a pressão arterial, uma vez que reduz os níveis de potássio, e não deve ser ingerido mais do que 7 dias seguidos.
Conclusão
A maioria dos pacientes diagnosticados com doenças autoimunes podem obter melhorias com uma desintoxicação e alimentação adequadas, exercício correto e preparações fitoterápicas do Ayurveda. A medicina Ayurveda tem excelentes resultados em muitas das doenças autoimunes.
A maior parte das doenças não surgem por acaso ou por falta de sorte, mas sim por erros e hábitos incorretos continuados, até que um dia o corpo perde a capacidade de manter a homeostase.
Seguir um estilo de vida como a Dinacharya (rotina diária), ser correto moralmente, respeitar todas as formas de vida e ser feliz é a grande chave para ter uma vida saudável.
Autor: Joaquim Jorge