O Ayurveda, a medicina da vida longa, tem uma panóplia de bebidas adequadas a cada pessoa, à estação do ano e até à hora do dia. Pois, saber o que beber e como beber pode fazer toda a diferença na saúde e no bem-estar.
Em primeiro lugar é preciso olhar para a constituição do corpo, que é idêntico ao planeta Terra, 70% da sua constituição é líquida. Então, pode dizer-se que a palavra de ordem é hidratar, mas como fazer uma boa hidratação?
Existem bebidas mais quentes, a que se dá o nome de Fanta, estas são mais indicadas para kapha e vaata, ou para pitta, mas mais no Inverno. Estamos a falar de chás, tisanas e decocções.
Às bebidas à temperatura ambiente ou frescas, sem serem geladas, dá-se o nome de Hima. Aqui, incluem-se os chás frios ou aromatizadas com plantas anti pitta, como pétalas de rosa e flor de jasmim.
Os sumos naturais de fruta, raízes e folhas têm o nome de Swarasa, estes são óptimos para hidratar o corpo, principalmente nos dias de calor. O grande sábio Charaka diz que qualquer sumo, extraído através de pressão mecânica de qualquer parte da planta, é Swarasa.
Além deste tipo de bebidas existem os lassi e buttermilk (soro de leite), bebidas com leite e iogurte, que são uma boa fonte cálcio e de nutrientes para regular a microbiota.