Este prato é cheio de aromas e tem um sabor mágico que nos transporta à Índia mística, com toda a riqueza de cores e sabores próprios dessa cultura.
É um prato fácil e rápido de cozinhar. Do Hindi podemos traduzir, aloo por batata e gobi por couve-flor. Existem tantas variações desta receita quanto o número de famílias da Índia.
A couve-flor e a batata são elementos que absorvem o molho, devido a este fator o prato final pode apresentar-se mais seco ou com mais molho, conforme o gosto.
Tempo de preparação: 35 minutos
Número de pessoas: 4
Doshas: óptimo para Vata e pitta, médio para kapha
Ingredientes:
Preparação:
Numa caçarola, coloque o ghee ou o azeite e as sementes de cominhos, assim que começar a fritar junte o alho, o gengibre e deixe estrugir cerca de 30 segundos.
Adicione a cebola e o chili (opcional), deixe estrugir até esta ficar transparente, adicione as batatas e deixe fritar 2 a 3 minutos, depois tape e deixe cozer em lume brando por alguns minutos (pode adicionar um pouco de água para não secar demais) até a batata estar meio cozida.
Agora adicione a couve-flor e deixe cozinhar 2 a 3 minutos, junte o coentro em pó, a pimenta preta, a garam massala e o açafrão, misture bem de forma a envolver todos ingredientes, junte um pouco de água para não ficar seco.
Por fim, adicione os tomates e o feno grego e deixe cozinhar mais um pouco. Depois, adicione o pó de manga (opcional) e os coentros frescos picados.
Dicas:
Coloque o sal quando as batatas estiverem quase cozinhadas, pois se colocar mais cedo pode retardar o cozimento.
Adicione os tomates só depois das batatas estarem completamente cozinhadas, pois o ácido do tomate vai fazer com que não cozam bem.