Paneer, o famoso queijo Indiano, como fazer de forma a ficar cremoso e suave?
Nesta receita vou explicar um processo simples e infalível.
O paneer é extremamente parecido com o nosso requeijão ou queijo fresco. Como é feito sem sal não possui grande sabor, mas adquire facilmente o sabor das especiarias ou temperos que lhe adicionarmos. Deve ser feito com leite de vaca gordo, pois de outra maneira não fica bem.
Ingredientes:
Preparação:
Coloque o leite numa caçarola e leve ao lume até atingir quase o ponto de ebulição (começa a fazer pequenas bolhas).
Desligue o lume e junte o sumo de limão, vá mexendo e vai observar o leite a coalhar, ou seja, uma separação entre o soro e o coalho.
Caso este processo não aconteça leve ao lume novamente até ferver.
Forre um passador largo com um pano de algodão e vaze o conteúdo da caçarola. O soro é o famoso Buttermilk (excelente probiótico – ver receita), a massa branca é o paneer, neste momento ainda está um pouco líquido.
Deixe escorrer 10 a 15 minutos, depois junte as pontas do pano e vá torcendo de forma a eliminar o excesso de líquido. No final pode passar debaixo da torneira, embrulhado no pano, para retirar o excesso do sumo de limão.
Para finalizar pode colocar um prato em cima, com um pacote de arroz ou algo que faça peso, guarde no frigorifico cerca de 2 a 4 horas para ficar com uma boa consistência.
Está pronto a usar, pode cortar em pequenos cubos
Pode guardar no frigorifico cerca de 2 semanas.
Com esta receita obtém cerca de 200gr de paneer.